domingo, 8 de janeiro de 2012

Chá branco, preto, verde ou vermelho - Entenda a diferença entre eles


A grande quantidade de chás disponíveis no mercado podem confundir facilmente o consumidor que busca benefícios específicos. A maioria das dúvidas acabam sendo sobre o chá branco, verde, preto ou vermelho, que são feitos da mesma planta, a camélia sinensis. Mesmo tendo benefícios similares, já que todos vêm da mesma planta, ainda assim cada um tem uma função especial no organismo. Aprenda qual a diferença de cada um e escolha o que mais combina com sua dieta.

Como o chá verde age no organismo
Camellia sinensis é a planta que dá origem aos chá verde, branco, vermelho e preto, as bebidas produzidas a partir desta planta ajudam a acelerar o metabolismo, estimulam a queima de gordura e são diuréticos. O chá verde é o mais conhecido entre os que querem perder peso e acelerar o emagrecimento. 
  • O chá verde aumenta no cérebro os níveis de dopamina, uma substância responsável pelo controle do metabolismo. Quanto mais dopamina, maior e mais acelera é a queima de calorias.
  • Diminui em cerca de 40% a absorção da gordura dos alimentos consumidos. Isso acontece porque o chá verde é rico em polifenóis. Eles interferem no processo em que as moléculas de gordura são quebradas, na digestão.
  • Outras substâncias presentes no chá verde, como as catequinas, contribuem para baixar os níveis de insulina e cortisol. Esses hormônios estão envolvidos com a estocagem de gordura na barriga.
  • Pesquisas mostram que o chá verde melhora a ação da peptina, conhecida como hormônio antifome.


Com propriedades similares, estes chás se diferenciam pela época de colheita e processamento. Confira as diferenças entre cada tipo: 

Chá Branco
As folhas e os brotos são colhidos antes das flores se abrirem, quando ainda estão cobertos por uma fina penugem que resulta num aspecto prateado, aí a origem do nome.
É uma versão menos processada porque, ao contrário dos outros, não passa por fermentação. Por ser menos processado, possui mais polifenóis e catequinas, substâncias antioxidantes que combatem envelhecimento e previnem doenças.

Chá Verde
É o mais famoso dos chás e virou febre no Brasil apos varias celebridades aderirem ao seu uso. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento.
É muito utilizado para o emagrecimento pois acelera o metabolismo, é antioxidante, diurético e estimula queima calórica. Além disso evita o acumulo de gordura na região abdominal e ainda diminui o apetite. Também em alguns caso pode controlar a pressão arterial e diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL).

Chá Vermelho
O chá vermelho é obtido de uma segunda oxidação das folhas de chá verde, o que lhe confere novas propriedades saudáveis.
Acelera o metabolismo, favorece redução do colesterol e facilita a digestão. É bastante conhecido por auxiliar na queima de gordura.

Chá Preto
O chá preto passa por processos diferentes de torrefação e fermentação que reduzem os benefícios da erva.
Possui benefícios semelhantes aos demais, porém, entre os chás da planta camélia sinensis, é o mais pobre em nutrientes e componentes ativos. Também é mais concentrado em cafeína, por isso pode causar distúrbios do sono. (ah é?! ¬¬)

Um comentário: