segunda-feira, 10 de junho de 2013

Receitinha - sem querer!

Sabe aquelas receitinhas que saem sem querer e, normalmente, são as melhores?! 
Hoje, é o primeiro dia de dieta 'valendo', aqui em casa. O maridão está lindo e cada dia mais magro e eu tenho que seguir com ele - senão ele vai ficar um gatão e eu, uma baleia encalhada do lado dele! Pois então, a Miriam me passou uma dieta bem restritiva, mas estou tirando de letra - pelo menos no primeiro dia! E foi quando eu podia tomar leite desnatado que surgiu a tal receita. Talvez, já exista. Não sei. Mas eu bebi aquele café com tanto prazer, que o sabor foi dobrado! 


É bem facinha:
* 1 xícara de leite desnatado quente;
* 1 colher (café) de Nescafé;
* 1 pitada de Toddy;
* 1 pitada de canela em pó;
* 4 gotinhas de adoçante.

Gente do céu, como uma coisa tão simples pode ficar tão bom?! E o melhor: a pitadinha de canela dá aquele ânimo!
Depois deste café delícia, vou enfrentar o friozinho de Porto Alegre e dar aquela corridinha básica! Bora?!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Correr: a nova 'rede social'

Pode ser o esporte da moda. Pode ser o vício da produção de endorfina após o treino.  Ou talvez seja o kit de camiseta, boné e toalhinha ganho na inscrição da prova de final de semana. Não importa o dia, o lugar, o motivo. Para onde se olha em Porto Alegre, há alguém praticando a corrida de rua. Sozinho ou entre amigos, o esporte ganha cada vez mais adeptos entre os gaúchos da Capital.



Os treinos, hoje, são mais que um exercício físico, são um evento social.  As corridas da semana são como o happy hour de fim de tarde, significam um esquenta para os grandes encontros de final de semana.  Foi-se o tempo em que as competições eram apenas para atletas profissionais.  Eles não passam de 1% a 2% na maioria das provas promovidas em Porto Alegre.

O calendário de provas do Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa) tem 26 provas registradas de abril a dezembro deste ano. Há todos os tipos de motivo para competir: corrida ecológica, do vinho, da celebração de cores, do sapato, da noite, das mulheres. São pretextos para o corredor madrugar no final de semana, calçar seu tênis e esperar a contagem regressiva da largada.

Mas correr virou tão social, que um amigo arrasta o outro, que mobiliza o terceiro, o quarto e assim sucessivamente. A família de corredores em Porto Alegre dobrou nos últimos cinco anos. Paulo Silva, presidente do Corpa, conta que há cinco anos eram pouco mais de 10 assessorias de corridas na cidade. Hoje são 120. A Maratona Internacional de Porto Alegre — que acontece no final de semana do dia 16 de junho — reunia 2,7 mil inscritos em 2008. No ano passado foram 6,5 mil atletas.

É muita gente. E, onde tem multidão, tem congestionamento, flanelinha e falta de vaga de estacionamento. Afff... aquele exercício de paciência para chegar. Se puder ir correndo ou a pé  até o ponto de largada, eu recomendo. Mas se não puder, faz o seguinte: chega mais de 90 minutos antes da largada. De preferência, leva o chimarrão, senta na barraquinha do teu grupo, conta a tua melhor piada. E ri. Porque rir de si mesmo nunca sai de moda.

De 10 a 120 em cinco anos - Marlise Brenol

Tudo novo de novo!

Sim, lá vamos nós, outra vez! Bem, pra tudo tem uma explicação (como sempre, lá vem a Gigi se explicar!).
Terminei meu ano de 2012 com 10Kg a menos - até que fui passar as festas de final de ano na casa do meu pai, em Rio Grande. Natal + ano novo = comilança! Enfim, eis que voltaram alguns pro meu lindo corpinho! 

Voltei pra Porto Alegre e... VOU COMEÇAR A CORRER!

Dito e feito! Calor, horário de verão bombando e a pista do Gasômetro bem pertinho de casa. Vesti uma camisetinha e uma bermudinha, tênis confortável no pé e bora correr!
Quase morri! ¬¬ No outro dia, lá estava eu: bem bela e faceira, morrendo a cada passada! 
Resolvi colocar uma meta: correr o Circuito das Estações Adidas - Verão (foto 1).
Me inscrevi, treinei e corri. Me senti a maior vencedora do mercosul! hahaha! 5K - 37min

Depois da primeira prova, veio a preguiça... sabia que conseguia correr tos 5km e parei de treinar. 
Abriram as inscrições para o PoA Night Run (foto 2), me inscrevi e não treinei nenhum dia. Nessa prova sim, quase morri de tantas câimbras, mas completei a prova, afinal de contas, o meu pai estava me esperando na linha de chegada e eu não podia fazer feio! 5K - 39min 

Desencanei com a dieta e nem pensava em correr até que soube da PoA Music Run (foto 3)! Sempre quis participar da Color Run e me inscrevi! Foi a melhor e mais divertida corrida de todas! MUITO LEGAL!!! 5Km - 36min
Em seguida, participei da segunda corrida do Circuito das Estações Adidas - Inverno. Lá fui eu e foi muito bacana - mesmo com o friozão que estava naquele dia! 5Km - 35min


Bem, depois desta, a inscrição foi diferente: vou participar de um bazar, em São Paulo, daí já viu, né?! Minha única atividade é costurar, costurar e costurar! 

Mas resolvi dar um up! na minha vida - já que o maridão fez a cirurgia bariátrica e está em uma superdieta - resolvi acompanhar o novo cardápio da casa.

Marquei consulta com a minha superendocrinologista Miriam Pecis e fiz todos os exames que ela prescreveu. No retorno, recebi parabéns por ser a gordinha mais saudável do mercosul! hehehe

Agora, é que a coisa apertou pro meu lado: ela elaborou uma dieta com referência ao que o maridão pode comer. Assim, um acompanha o outro na minicomilança! 


* Cada um tem um metabolismo, cada pessoa deve seguir um tipo de dieta. Esta, foi elaborada pra mim, não quer dizer que deve fazer o mesmo efeito em vocês.*


Cardápio:

O que pode ser ingerido sem restrições: chás, café, água mineral com ou sem gás, chimarrão, limonada, produtos dietéticos (sucos, refrigerantes diet ou zero, balas gelatinas e chicletes) e vegetais do grupo A.

O que é proibido ingerir: açúcar (usar adoçante), doces, refrigerantes normais, bebida alcoólica, sorvetes, maionese, carne gorda, creme de leite, frituras, nata e preparações 'à milanesa'.

Grupo A: abobrinha verde, berinjela, mostarda, brócolis, repolho, aspargo, cebola, agrião, palmito, couve, couve-flor, espinafre, alface, tomate, pepino, rabanete, radite, rúcula, chicória e cogumelo.


Café da manhã:

* 1 copo de leite desnatado ou 1 iogurte light
* 2 fatias de pão light com margarina ou requeijão ou creme de ricota

Lanche:

* 1 fruta ou 1 iogurte light

Almoço:

* Grupo A livre
* 1 porção média de carne (4 colheres de guisado ou um pedaço do tamanho da palma da mão de carne magra)
* 1 xícara de cenoura ou chuchu ou moranga ou vagem ou beterraba (ou 1 xícara de todos juntos)
* 1 fruta 

Lanche:

* Escolher 2: 1 fruta / 1 barra de cereal sem chocolate / 1 iogurte light / 1 pacotinho de Belvita / 1/2 pacote de Equilibri / 1 nesfit

Jantar:

* Igual ao almoço

Ceia: 

* 1 fruta
_________

Bem, agora é ter FOCO na dieta e muita corrida pra queimar todas essas banhas que habitam o meu lindo corpitcho de peso original 59Kg!

Me desejem sorte!